data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
Em vídeo no Facebook, prefeito de Santiago Tiago Gorski Lacerda afirma que avalia o pedido de comerciantes e deve tomar uma decisão hoje
Em meio à pandemeia do coronavírus, um dos grandes questionamentos do momento é o de manter o comércio fechado ou reabri-lo. Na região, pelo menos três prefeitos estão cogitando voltar à rotina, com cautela e de forma gradual.
Fim de semana registra pouco movimento nas ruas de Santa Maria
São os casos de Faxinal do Soturno, Santiago e Jaguari. Em Jaguari, aliás, o prefeito Beto Turchiello chegou a anunciar, no último sábado, a reabertura das lojas para hoje. No entanto, depois do pronunciamento do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na noite do sábado, o mandatário jaguariense voltou atrás.
- Estávamos baseados no decreto do governo do Estado, que flexibilizou para os prefeitos a abertura do setor comercial.
Todavia, esse decreto estadual já teve uma intervenção judicial, e o próprio governo editou um novo decreto retificando o decreto anterior. Por outro lado, na noite de sábado, o ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou que o ministério deverá editar um regramento sobre esse funcionamento do setor comercial. Então achamos prudente aguardar essas medidas - afirmou Turchiello.
Em Faxinal do Soturno, o prefeito Clovis Alberto Montagner mantém o decreto de fechamento até 4 abril, mas diz estudar formar para normalizar, aos poucos.
- Nós temos o decreto que declara calamidade até o dia 4 de abril. Propomos a interrupção das empresas, com exceção das essenciais, mas temos uma preocupação imensa com os danos que serão causados à economia com essas paralisações. Por isso, estamos estudando alternativas para voltar as atividades, de forma organizada e equilibrada. Faremos isso de uma forma que não comprometerá a saúde de nossa população - disse.
Na noite da última sexta-feira, o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, fez um pronunciamento, através de vídeo no Facebook da prefeitura para comunicar a possibilidade de reabertura do comércio local. A decisão seria tomada até ontem, com a apresentação de um planejamento estratégico para as ações a serem realizadas ao longo desta semana, o que não ocorreu.
O prefeito explica que, se decretada a reabertura, os comerciantes receberão treinamento da Secretaria de Saúde do município. As orientações serão sobre as normas de higienização dos estabelecimentos, horários e dias de funcionamento, redução das equipes de trabalho e restrição do número de clientes nas lojas.
VÍDEO: aulas da rede municipal não serão retomadas antes de 20 de abril, afirma Pozzobom
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi Gioda, haverá, hoje, pela manhã, uma reunião com o prefeito e Comitê da Covid-19 para confirmação dessa medida. Se decidido pela reabertura, será estipulado um calendário com datas em que as empresas poderão voltar a funcionar. A intenção é que o processo ocorra de forma gradual. Também será definido se os estabelecimentos irão funcionar aos finais de semana.
Conforme o secretário, por enquanto, o que prevalece é a quarentena até 6 de abril. Na cidade, os bancos e lotéricas estão em funcionamento.
*Colaborou Gabriele Bordin